Neoenergia Cosern monta operação especial para o São João

A Neoenergia Cosern montou uma operação especial para reforçar a segurança da população, a confiabilidade do sistema elétrico potiguar e garantir o fornecimento de energia tão necessária ao brilho dos festejos juninos.

Ao todo, serão 220 profissionais envolvidos em 16 municípios com festas juninas confirmadas (Assu, Caicó, Currais Novos, Jardim do Seridó, Marcelino Vieira, Martins, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Pendências, Santana do Seridó, São João do Sabugi, São José de Mipibu e São Miguel).

Desde o início do ano, equipes técnicas da distribuidora inspecionaram 2.200 quilômetros de redes elétricas nessas cidades, além de realizarem cerca de 650 podas de árvores e mais de 149 serviços de manutenção em transformadores, subestações e outros equipamentos do sistema elétrico.

Outra ação importante foi a instalação de bandeirolas de sinalização na rede elétrica em cidades onde há desfile de trios, como no caso de Mossoró – onde foram modernizados seis quilômetros de redes de média e baixa tensão no Corredor Cultural.

Já em Assu, a distribuidora modernizou três quilômetros de redes de média e baixa tensão na região da Matriz de São João, onde acontecem os festejos, além de utilizar um veículo de termovisão para identificar e corrigir preventivamente possíveis pontos de calor na rede elétrica.

“Nossas ações começaram efetivamente alguns meses antes dos festejos juninos e fazem parte do plano anual de manutenção da distribuidora, realizado em todas as cidades potiguares”, ressalta Osvaldo Tavares, Superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.

“Quando as festas juninas começam, trabalhamos para atender o aumento natural de demandas nas cidades com maior concentração de festas”, complementa o superintendente.

As ações preventivas incluem atividades como a instalação de espaçadores e o serviço de poda em árvores com galhos próximos a rede elétrica – o que reduz a possibilidade de ocorrências geradas por impacto de fatores externos.

Também são realizadas manutenções e substituição de estruturas, além da instalação dos equipamentos de automação que possibilitam atuações remotas a partir do Centro de Operações Integrados (COI) da distribuidora, localizado no Edifício-Sede, em Natal.

Um plano de atuação específico foi montado para os dias 23 e 24 de junho, para assegurar o mais breve atendimento.

Nos dois dias principais das festas, as equipes técnicas estarão localizadas em pontos estratégicos das festas, com todos os equipamentos necessários para atuação na rede.

Em apoio às equipes de campo, o número de controladores atuando a partir do Centro de Operações será reforçado tanto para monitorar o sistema elétrico quanto para dar suporte ao trabalho aos eletricistas nas ruas.

A Neoenergia Cosern reforça as orientações de segurança com energia elétrica para prevenir acidentes no período junino. Confira:

Em áreas externas:

Tenha o cuidado com a decoração. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes da distribuidora ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.

Tenha atenção redobrada com a montagem e fixação dos chamados “cordões de luzes” que enfeitam as ruas nesta época do ano. Eles só devem ser feitos com autorização das prefeituras e com material que não ofereça risco de choque elétrico, além de uma distância de pelos menos 2,5 metros da rede elétrica.

Em muitos lugares, acender fogueiras e soltar fogos estão proibidos por decretos estaduais e municipais. Por isso, é importante se informar antes planejar as comemorações.

Sempre mantenha distância da rede elétrica e, caso vá soltar fogos de artifício, nunca faça isso em direção aos postes e condutores de energia. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.

No caso das fogueiras, elas só devem ser acesas distante de postes, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede e provocar o rompimento da fiação.

Em caso de fio partido, não se aproxime e telefone imediatamente para a Neoenergia Cosern (116).

Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.

Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Dentro das residências:

Ao decorar a sua casa com algum enfeite junino que use energia elétrica, evite extensões e benjamins (o popular “T”). O mais seguro são os “filtros de linha”;

Respeite os pontos de contato com a energia. Bocais de lâmpadas, por exemplo, não devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites juninos pois, além de choques, essa prática pode provocar incêndios. 

Nunca manuseie aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. 

Em caso de choque, desligue imediatamente o disjuntor da residência. Se necessário, ligue para o SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193) e Neoenergia Cosern (116).

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo